schisanA Schisan – Serviços Taquigráficos Ltda, primeira empresa de serviços de taquigrafia registrada na Junta Comercial de Porto Alegre – RS, existe desde 1990, e nasceu da necessidade de se profissionalizar a taquigrafia em nível empresarial.

Até então, os serviços de taquigrafia eram feitos de maneira amadora, ou seja, contratavam-se taquígrafos autônomos “free lancers” para o desenvolvimento de suas atividades, com pagamentos feitos em RPAs (Recibo de Pagamento de Autônomo), o que dificultava muito ao profissional, pois eram feitos muitos descontos em cima dos honorários.

Como esse serviço taquigráfico em nível profissional já era desenvolvido há muito tempo no Estado de São Paulo e no Distrito Federal, ocorria que algumas empresas traziam profissionais de São Paulo para aqui executarem as suas tarefas, pois não havia o conhecimento de uma taquigrafia mais profissionalizada no Rio Grande do Sul.

Foi então que em 1990 um taquígrafo e uma taquígrafa formaram a empresa, que fornece nota fiscal em todos os seus serviços, e tem inscrição estadual e municipal, dando assessoria e consultoria taquigráfica não-só para empresas do Rio Grande do Sul, mas atendendo Estados e Cidades do Brasil.

A Schisan – Serviços Taquigráficos Ltda investe muito no material humano, treinando profissionais taquígrafos, desenvolvendo sistemas de apanhado e transcrição taquigráficos associados a equipamentos eletrônicos e a informática, nunca descuidando da qualidade do produto final.

É por isso que a Schisan está no mercado há mais de vinte e cinco anos, acompanhando e registrando os mais diversos níveis de discussão da nossa sociedade, sempre procurando a satisfação do nosso cliente em termos de tempo e qualidade do registro.

Executamos serviços de taquigrafia e degravações (transcrição) em geral em qualquer tipo de mídia em diferentes áreas públicas do governo em nível municipal, estadual e federal nos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), como conselhos na confecção de atas, atas-resumo e notas taquigráficas (registro na íntegra).

Atendemos fundações, empresas de economia mista e junto à iniciativa privada (empresarial) nos mais diversos setores, como também ONGS, sindicatos, associações, condomínios, empresas de pesquisas de mercado (qualitativa – grupos de discussão e quantitativa – entrevistas), universidades, professoras (es), alunos, escritórios de advocacia, empresas de marketing, propaganda, de eventos (congressos, simpósios, seminários, palestras) na confeccção dos anais (registro do evento), partidos políticos, audiências públicas e serviços que necessitem seus registros, seja com um profissional taquígrafo ao vivo, seja na degravação de qualquer tipo de mídia (arquivos de voz para transcrição).