tconcursospublicosTaquigrafia preparatória a concursos públicos (tempo de estudo, preparação preventiva e corretiva, como é a prova prática de taquigrafia e como se preparar para esta prova).

A taquigrafia preparatória para concursos públicos é bem técnica e segue a orientação do que é cobrado no edital como prova. Infelizmente, a maioria das pessoas procura estudar taquigrafia quando sai o edital. Aí fica mais difícil, pois entre o edital e a prova o tempo não é muito grande, e prova de taquigrafia é uma etapa de uma carreira, não é uma simples prova, é uma profissão, logo é importante se preparar com uma certa antecedência, antes mesmo que saia o edital, pois, do contrário, terá que ser feito um curso muito intensivo não dando garantias que atingirá o nível de exigência do edital. Tudo tem um tempo, melhor o preventivo ao corretivo.

Com relação ao tempo de estudo, como taquigrafia é uma profissão, é importante ter o maior número possível de aulas práticas para se adquirir uma velocidade compatível com o que é esperado, seja pessoalmente, seja em nível de cobrança num concurso público.

A prova prática de taquigrafia é um ditado em torno de 5 minutos, é ditado um texto, que pode ser de qualquer assunto (seja Anais Legislativos, Revistas de Jurisprudência, artigos, textos de blogs, editoriais de jornais, de livros, crônicas, etc., tudo pode cair, caso não seja especificado no edital que o texto será tirado de algum lugar.

Depois do registro (apanhado) de 5 minutos com caneta e bloco, o (a) candidato (a) vai para um terminal de computador fazer a tradução dos traços e editar o texto da forma mais fiel possível ao que foi ditado.Geralmente o tempo no terminal varia de 1h a 2 h para a edição.

Ao terminar a prova, ela é impressa e o registro taquigráfico e rascunho também são entregues à banca. Depois,na correção, há critérios de descontos da prova, como palavras acrescidas com ou sem alteração de sentido, erros de português, etc.

Com relação a se preparar para a prova prática de taquigrafia, é feito um planejamento estratégico, uma sugestão do professor para o (a) candidato a vaga de taquígrafo e traçado todo o programa de estudos até a data da prova prática de taquigrafia.